Blog do Julio

Hacks, tutoriais e dicas

DNS Dinâmico

| Comments

Frequentemente tenho a necessidade de acessar meu computador remotamente para transferir arquivos, fazer streaming de música ou gerenciar o rtorrent. Para isso eu preciso saber o endereço de IP associado ao meu computador, porém tanto a NET quanto o Speedy utilizam um sistema de IPs dinâmicos.

Com o IP sendo constantemente alterado, determinar o endereço atual torna-se uma tarefa muito trabalhosa, a menos que usemos DNS dinâmico, um sistema que associa, em tempo real, um domínio conhecido ao endereço IP do meu computador.

Neste link existe uma lista com vários provedores de DNS Dinâmico, os mais famosos e que oferecem planos gratuitos são DynDNS, No-IP, CDmon e FreeDNS. Usarei o DynDNS para configurar meu roteador Netgear 3500L neste tutorial.

Criando um host gratuito de DNS dinâmico

  1. Entre em dyndns.com, crie uma conta e faça login.

  2. Em “Services”, procure “Dynamic DNS Free” e depois vá em “Create Free Hostname”. Escolha um hostname fácil de lembrar (escolhi jbsilva.dyndns.org), preencha o campo de IP com seu IP ($ curl ifconfig.me) e faça checkout.

    Pronto! Seu computador já está associado ao hostname escolhido e pode ser acessado de qualquer browser.

Configurando o roteador

Agora configuraremos o roteador para manter o serviço sempre atualizado com
o IP atual.
  1. Na página do roteador (http://10.0.0.1), clique na aba “Dynamic DNS”
  2. Marque a opção “Use a Dynamic DNS Service”
  3. Preencha os campos com as informações da conta que você criou anteriormente. Service Provider: www.DynDNS.org Hostname: jbsilva.dyndns.org (sem http) User Name: seu usuário Password: sua senha =]
  4. Clique em Apply e depois em “Show status”, se aparecer algo parecido com a seguinte tela é porque tudo foi configurado corretamente: <jbsilva.dyndns.org/201.43.81.111> updated successfully at 07:12PM,07/28/2011

Comments